terça-feira, 12 de junho de 2012

Sagrado Coração de Jesus






A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas da piedade eclesial, tal como refere recentemente o “Directório sobre a Piedade Popular e a Liturgia” da Congregação para o Culto Divino. Os Pontífices romanos têm salientado constantemente o sólido fundamento na Sagrada Escritura desta maravilhosa devoção.


Como conseqüência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial a partir de 1673, este culto teve um incremento notável e adquiriu a sua feição hoje conhecida. Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, receberam tantas aprovações e estímulos da parte do Magistério da Igreja como esta.


Entre os documentos mestres nesta matéria encontramos a encíclica de Pio XII, Haurietis aquas, de 15 de Junho de 1956. Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30)


Não é por acaso que as aparições a Santa Margarida Maria deram-se num momento crucial em que se pretendia afirmar secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram à descristianização da sociedade moderna.



Fonte: Associação do Apostolado da Oração




sexta-feira, 8 de junho de 2012

Simplesmente Divina!



A festa do Corpo e Sangue de Cristo foi linda... uma demonstração única de que nosso país jamais irá negar a fé de seu povo, nas festas ao redor do país onde pude acompanhar a alegria foi tremenda em ver que nosso povo continua mantendo viva a tradição dos tapetes por ondes passam os nossos sacerdotes ao levar em um Ostensório o Santíssimo Sacramento, e este é o espirito... Levar nossa fá as ruas nunca será demais, levar por alguns momentos Nosso Senhor ao povo nunca será bastante até que consigamos planta-lo nos corações daqueles que mais necessitam... afinal como dizia Dom Helder Câmara:  "Estes pobres e necessitados é que são o verdadeiro corpo de Cristo".

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fé Católica - Meu Orgulho



Olá pessoal... já fazia algum tempo que não postava nada de novo mas de agora em diante prometo uma postagem por semana no minimo, mas vamos ao que interessa, nossa fé o o nosso orgulho mas muitos de nós ainda teimam em no lugar de professá-la omitir a mesma, meu pensamento sobre isto é claro, o que nos faz melhor não deve ser posto em segredo como algo que nos envergonhe... é importantíssimo professar nossa fé diante todos e principalmente daqueles que não a professam, pois, nosso testemunho é o melhor dos meios de conversão e não pensem que isto só deve ser vivenciado dentro da igreja pois é fora do templo que devemos ser igreja viva e orante sobre a terra, então caríssimos proponho que todos nós possamos evangelizar através de redes sociais, festas, esportes e etc. pois Cristo veio ao mundo para que tenhamos vida através do amor, amor não diminui por se dividir mas ao se multiplicar soma muitos e muitos amados.

Abraço fraterno e até breve.



JHLG

Corpus Christi - A Eucaristia nos faz Igreja!





Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte: Canção Nova

Coroação de Nossa Senhora




Ah, o Mês de maio da minha vida! Como é belo para nós! No nosso seminário apadrinhado pela Imaculada Conceição, a imagem da Virgem, com olhos vivos, parecendo de verdade ,a olhar para seus filhos e suas belíssimas mãos sobre o peito, postas a orar, como que cantando o Magnificat!

Ah, o Mês de Maio da minha infância já tão distante!.A Paróquia cheia, todas as noites. O povo de todas as classes, mas especialmente os simples, com flores na mão:" É para a Santa!", diziam todos, que com lágrimas nos olhos - de amor e gratidão - subiam ao altar para depositar aos pés de Nossa Senhora as suas vidas, nas flores colhidas em maio.

" Dai-nos, ó liçença, Senhora,
Para ofertar-vos fa-zer
Estas flores que em Maio
Colhemos pra Vos Trazer"

A coroa era trazida nas mãos do coroante. Entre o entusiasmo dos devotos e os sinos da velha bela mangabeira , era Coroada Nossa Senhora!